quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Vantagens e Desvantagens

Nos últimos anos, tem se tornado cada vez mais evidente o aumento da conscientização em torno de movimentos por sustentabilidade, e iniciativas verdes. Porém as tecnologias criadas a favor do meio ambiente, algumas já de longa data – como os painéis solares, por exemplo – costumam ser questionadas quanto à eficiência ou mesmo pelo alto custo de implementação, que acaba tornando seu uso restrito. Por isso, elaboramos uma lista com algumas das principais vantagens e das principais desvantagens das placas solares para geração de energia.

Vantagens da energia solar:

A grande vantagem da energia solar é o fato de ser a forma de geração de energia mais limpa existente. Não possui qualquer emissão de carbono ou outro resíduo químico, nem causa qualquer tipo de interferência em aparelhos eletrônicos, como pode acontecer em centrais de produção de energia eólica, por exemplo.

A manutenção de painéis solares também é um processo simples, e em geral não precisa de mão de obra especializada, salvo em caso de avarias. Em comunidades isoladas, a instalação de painéis solares para captação de energia solar também é vantajosa, já que dispensa a instalação de redes elétricas. Várias comunidades no país já são beneficiadas por iniciativas dessa natureza.

Do ponto de vista financeiro, a instalação de painéis solares para captação de energia solar pode se tornar vantajosa se considerar a valorização a qual o imóvel estará sujeito. Isso ocorre porque as iniciativas de sustentabilidade na construção civil ainda são – infelizmente – exóticas no Brasil.

Desvantagens da energia solar:

A maior desvantagem da energia solar no Brasil continua sendo o preço. Embora haja perceptível queda no preço de uma instalação de módulos solares, um painel solar de 65w ainda beira a marca dos R$ 1.000,00. Por causa disso, a instalação de painéis solares ainda é um investimento do longo prazo, já que só há compensação financeira após 5 a 10 anos da instalação.

Para obter quantidades significativas de energia através de painéis solares será também necessária dispor uma grande área livre. Para uso residencial, costuma-se instalar painéis no telhado para economia de espaço.

Também se pode destacar a perda de potencial de geração de energia através do tempo. Os painéis solares convencionais são construídos em geral utilizando íons de Boro. Com o tempo, o Boro sofre desgaste molecular e a produção acaba caindo através dos anos. Essa queda, porém, é bastante lenta, já que existem instalações de painéis solares na Europa da década de 1970 que ainda produzem energia ativamente. Para essa queda é menos acentuada se a manutenção de painéis solares for feita de maneira correta.

Em certos países, ainda se deve considerar o caráter sazonal da produção de energia solar. No Brasil, a insolação é satisfatória durante todo ano, porém em países ao norte da Europa, insolação alcança níveis muito baixos durante o inverno, ou em locais onde a própria neve acabe cobrindo os painéis solares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário